QUEM SOMOS

Nosso Trabalho envolve:

SELEÇÃO DE ESTUDANTES
 

O Programa de Intercâmbio de Jovens do Distrito 1960 realiza anualmente um processo de seleção criterioso, envolvendo os candidatos e as suas famílias. As várias etapas incluem entrevistas pessoais, testes de conhecimentos gerais e avaliações de perfil, de forma a garantir que os jovens estão devidamente preparados para viver uma experiência internacional enriquecedora. O objetivo é assegurar que tanto os estudantes como as suas famílias compreendem os princípios e responsabilidades do Programa, em alinhamento com os valores e ideais do Rotary.

ACOMPANHAMENTO E CONTATOS INTERNACIONAIS


O Distrito 1960 mantém um acompanhamento próximo dos jovens durante todo o intercâmbio, garantindo apoio tanto em Portugal como no país anfitrião. Através de uma rede internacional do Rotary, os estudantes têm sempre contacto direto com conselheiros locais, famílias de acolhimento e responsáveis do programa, assegurando que qualquer necessidade ou desafio seja rapidamente atendido. Esta estrutura de apoio fortalece a segurança, promove a integração cultural e cria uma rede global de amizades e contactos que os jovens levam para a vida.

RECEÇÃO DE INBOUNDS

A receção e integração dos jovens estrangeiros que chegam a Portugal (inbounds) é fundamental para o sucesso da sua estadia. Durante a orientação, são partilhadas informações essenciais sobre a cultura portuguesa, regras do programa, segurança, saúde e estratégias para lidar com os desafios do dia a dia. Este processo promove não só a adaptação dos estudantes, mas também o respeito e a troca cultural, em sintonia com a missão do Rotary de promover a paz e a cooperação internacional.

TREINAMENTO E ORIENTAÇÃO PARA OUTBOUNDS

Os jovens portugueses ou residentes no Distrito 1960, selecionados para participar no programa (outbounds) recebem uma preparação completa antes da sua partida. Esta formação inclui aspetos relacionados com costumes e tradições do país anfitrião, regras e responsabilidades, segurança, saúde e adaptação cultural. Assim, partem mais confiantes para representar Portugal e o Rotary, tornando-se verdadeiros embaixadores da paz e do entendimento entre os povos.

PÓS INTERCÂMBIO

Após concluírem a sua experiência, os jovens regressados (rebounds) continuam a ser acompanhados pelo Distrito 1960. São incentivados a partilhar as suas vivências em palestras e encontros, apoiando novos candidatos e contribuindo para o fortalecimento do programa. Além disso, muitos mantêm-se ligados à família Rotary através de iniciativas como o Rotaract, desempenhando um papel ativo na continuidade do intercâmbio e ajudando a inspirar futuras gerações de participantes.

O Distriro 1960, em Portugal.

CONHEÇA A NOSSA EQUIPE